NEWSLETTER #16: Midiateca Capixaba Conectando 2.0
Nova Fase | Capacitação | Carmélia M. de Souza
NEWS: Midiateca Capixaba Conectando 2.0 inicia nova fase
A pesquisa da Midiateca Capixaba entra em uma nova etapa, com o objetivo de aproximar ainda mais seus acervos da população e, especialmente, das juventudes. Entre as ações previstas, estão o georreferenciamento de imóveis tombados e a catalogação dos projetos do Funcultura realizados entre 2013 e 2015.
Também será dada continuidade à digitalização dos acervos da TVE, do MAES e do Arquivo Público, além da criação de ferramentas voltadas para a educação.
NEWS: Ampliação da Midiateca Capixaba conta com capacitação de OSCs
Nos dias 14 e 15 de abril, a equipe da Universidade de Brasília (UnB) capacitou a primeira turma de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que passarão a integrar a plataforma da Midiateca Capixaba nos próximos meses.
A formação abordou o uso do Tainacan, software livre e gratuito utilizado para a difusão de acervos digitais. As OSCs participantes, que já atuam com o patrimônio cultural capixaba, foram selecionadas por meio de um processo de mapeamento e análise, e foram convidadas a integrar o repositório digital da iniciativa.
A ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult/ES), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).
NEWS: Acervo de Carmélia M. de Souza disponível na Midiateca Capixaba
Manuscritos, cartas, crônicas datilografadas, bilhetes, comandas de bar e declarações de amor da escritora capixaba Carmélia M. de Souza estão disponíveis na área da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), no site da Midiateca Capixaba.
O material integra a coleção da jornalista Mariângela Pelerano e foi cedido à BPES pela escritora Kátia Fialho. Acesse: midiateca.es.gov.br/site/acervo
Excelente trabalho pela cultura digital, pioneiros do ES <3