As curadorias são essenciais para selecionar, organizar e contextualizar objetos culturais, criando narrativas que ampliam a compreensão crítica e histórica do patrimônio. Ao conectar diferentes obras e documentos, elas tornam a experiência cultural mais acessível e significativa, enriquecendo a interpretação dos acervos.
Na Midiateca Capixaba, as curadorias integram acervos de diversas instituições, como Arquivo, museus e Biblioteca, promovendo um diálogo entre eles por meio de recortes temáticos. Essa abordagem permite que os objetos ganhem novos significados, articulando-se com diferentes contextos históricos, sociais e simbólicos, além de facilitar uma visão mais ampla da cultura capixaba.
A iniciativa reforça a democratização do acesso à cultura, utilizando linguagem acessível e navegação intuitiva para aproximar o público do patrimônio digitalizado. As curadorias não só organizam os acervos, mas também incentivam sua apropriação ativa, fortalecendo a identidade regional e transformando a plataforma em um espaço vivo de memória e criação.
Confira nesta Newsletter as duas curadorias que iniciam essa nova fase.
Curadoria: O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras
Na Ilha de Vitória, uma prática ancestral resiste ao tempo e fortalece a identidade capixaba: a produção de panelas de barro, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil há mais de 20 anos.
A produção artesanal das panelas de barro é um saber tradicional, transmitido entre mulheres de geração em geração, ligado ao território e aos recursos naturais da região. De origem indígena, essa técnica usa modelagem manual, queima a céu aberto e pigmentos naturais extraídos dos manguezais de Vitória.
O acervo da Midiateca Capixaba mantém importantes fontes dos processos de produção e utilização das panelas de barro de Goiabeiras, registrados e detalhados em programas especiais, documentários e entrevistas que apresentam o contexto social e ambiental destas práticas.
Saiba mais: https://midiateca.es.gov.br/site/curadorias/o-oficio-das-paneleiras-de-goiabeiras/
Curadoria: A Arte de Nice Nascimento Avanza
Se estivesse viva, a artista capixaba Nice Nascimento Avanza completaria 87 anos no dia 1º de julho. Em sua trajetória, celebrou o cotidiano e lançou olhares sensíveis sobre a identidade regional capixaba por meio da arte.
Nice participou de 17 exposições individuais e de 19 coletivas. Destas, cinco foram internacionais, realizadas nos Estados Unidos, França, Japão, Taiwan e Uruguai. Também foi agraciada com prêmios, menções honrosas e aquisições, onde destacam-se aquisições do Museu Nacional de Belas Artes (Brasil), Setagaya Art Museum (Japão) e Taipei Fine Arts Museum (Taiwan).
Seu legado se mantém vivo por meio do Centro Cultural que leva seu nome em Linhares (ES) e do acervo preservado por Instituições do Estado do Espírito Santo, como o Arquivo Público do Espírito Santo, Galeria Homero Massena, Museu de Arte do Espírito Santo e TV Educativa do Espírito Santo.
Parte deste acervo está disponibilizado na Midiateca Capixaba e foi utilizado para a construção de uma curadoria especial.
Saiba mais: https://midiateca.es.gov.br/site/curadorias/a-arte-de-nice-nascimento-avanza/