NEWSLETTER #6: Quantos artistas retrataram o Convento da Penha?
Midiateca Puzzle | Convento da Penha | Juventudes Conectadas | Orquestra Sinfônica
CURADORIA: Convento da Penha
Mais do que um símbolo de fé para muitos capixabas, o Convento da Penha é parte da história do Espírito Santo. Reconhecendo essa importância, em 1943 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou o tombamento do Convento. Essa é uma visita imperdível para capixabas e turistas. Além da construção histórica, o local tem vistas panorâmicas de Vitória, Vila Velha e também do mar. No acervo da Midiateca Capixaba, há diversas obras de artistas que retrataram a beleza do local. Leia mais.
NEWS: Midiateca Puzzle
Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação e Ciência de Dados (Labic/Ufes), o Midiateca Puzzle foi lançado recentemente. Trata-se de um jogo de quebra-cabeças on-line baseado nas obras artísticas do acervo da Midiateca. Com os objetivos de despertar o interesse pela arte e também de promover a sua disseminação de maneira lúdica, o game pode ser jogado no computador, tablet ou celular.
A dificuldade do desafio aumenta à medida que o jogador vence cada um dos níveis. Ao chegar ao nível 12, é liberado o último e mais complexo: o nível profissional 13. Enquanto joga, é possível acessar uma dica da imagem, que pode ajudar a desvendar o quebra-cabeças. Para arrastar mais de uma peça juntas, basta apertar a tecla shift, caso esteja jogando no computador. Após concluir cada nível, o jogador tem a opção de avançar de fase ou de ler informações detalhadas sobre a obra, como autor, ano de produção e questões técnicas. Midiateca Puzzle é um game para todas as idades! Jogue aqui.
JUVENTUDES CONECTADAS: atuação dos bolsistas
O mês de outubro foi agitado para os nossos jovens bolsistas. Eles receberam formações de produção de texto para web e de digitalização de baixo custo utilizando apenas uma ferramenta, o celular. Além disso, produziram diversos conteúdos para nossas redes sociais - recomendamos especialmente a série de três vídeos em que eles apresentam alguns espaços culturais localizados na Cidade Alta, no Centro de Vitória: Palácio Anchieta, Galeria Homero Massena e Casa da Música Sônia Cabral.
E por falar no Sônia, você sabia que é lá que fica a sede do Juventudes Conectadas? A sala onde nossos jovens atuam recebeu pinturas artísticas incríveis e eles participaram de todas as etapas, que foi resultado de uma oficina dada pelos artistas capixabas Elvys Chaves e Carlo Schiavine. Spoiler: uma delas foi inspirada na obra de um artista capixaba. Quer ver o resultado final e os conteúdos produzidos pelos jovens? Acesse o Instagram da Midiateca.
LIVRO: Orquestra Sinfônica
A equipe de pesquisadores da Midiateca segue realizando entrevistas para a produção do livro sobre a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). Recentemente, foi a vez de conversar com o músico que ocupa a 1ª flauta da Oses, José Benedito. O relato dele vai se somar a outros que, juntos, vão inspirar a escrita do livro. A ideia é contar a história da orquestra, desde a sua fundação, em 1977. Acompanhe as próximas etapas dessa produção aqui.
SOBRE A MIDIATECA
A Midiateca Capixaba é uma ferramenta de democratização do acesso à informação e também de pesquisa para o estudo e a compreensão da cultura capixaba. Trata-se de uma política pública que une tecnologia e cultura com o objetivo de organizar, digitalizar e permitir acesso aos acervos culturais do Espírito Santo.
A pesquisa Midiateca Capixaba Conectando é uma ramificação do projeto, que busca propor soluções de integração e pedagógicas por meio de estudo, análise e pesquisa dos diversos acervos que compõem a plataforma Midiateca Capixaba. Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a pesquisa objetiva promover a universalização do acesso e o uso de dados e informações da plataforma, conectando os acervos e possibilitando seu uso e sua difusão.
SOBRE ESTA NEWSLETTER
A internet está cheia de conteúdos legais, mas é tanta informação que fica até difícil de acompanhar, né?
Com essa newsletter, pretendemos facilitar o seu acesso aos conteúdos do nosso site, trazendo os temas diretamente para o seu e-mail.
(Mas pode deixar que não vamos lotar a sua caixa de entrada, ok? Nosso conteúdo é mensal!)
Obrigada por assinar.
Até a próxima